domingo, 18 de novembro de 2007

DA DOR QUE ENCONTREI

Palco: Centro de São Paulo
Ano: 2003
Personagens: Reais
Dor: Pungente
.
ELES

De origem a mim desconhecida
Impossível distinguir por sotaque
Eram vítimas da cidade enfurecida
Que sequer notava suas dificuldades

Mal vestidos
Mal morados
(E sorriam!)

Invadiram uma casa abandonada
Sem água e luz, sem cama nem nada
A família toda catava sucata e papelão
Fuçavam os lixos,assim não ouviam “não”

Umas vinte pessoas..

Velhos
Moços
Crianças
TODOS fanhos e gagos

Não é que eram de fato
Um ou dois que eram de verdade
O restante era por aprendizado
Por serem:
Tão só eles, tão coitados
Tão a margem da sociedade
Tão solitários os fanhos-gagos

NÓS

O dialeto era mesmo incompreensível
Mas era justamente na incompreensão
Que nos uníamos no mesmo pensamento:
“- Meu Deus, por que essa desigualdade?”

EU

Uma dor aguda me acompanha desde então.

Eu que me queixava há tanto tempo
Por não ter verba pro curso de inglês
Abandonei este e múltiplos lamentos
Hoje me basta ser fluente em português


Barbara Leite

...
"Eu perguntei à Deus do céu ai, por que tamanha judiação"
Luiz Gonzaga

Nenhum comentário: